Perfume e Memória Olfativa. Manipulação das Lembranças e das Emoções.

Little girl smells flower

Todos nós, em algum momento, já tivemos lembranças e emoções ativadas por um aroma. Quem não se pega pensando naquele amor antigo quando nota no ar aquele perfume que a pessoa usava? Quem não encontra prazer e conforto ao sentir o cheirinho da comida da vovó?
Isso acontece porque nosso cérebro quando acionado por um estímulo externo, que é a fragrância, apresenta uma reação neurológica na memória, associando o cheiro a fatos importantes da nossa vida.
O fenômeno é chamado de “memória olfativa” e ocorre porque o olfato é ligado aos mecanismos fisiológicos que regem as emoções. O perfume adentra no organismo pelas narinas e é processado no sistema límbico, elemento do cérebro destinado a memória, sentimentos, reações instintivas e reflexos.
Um grande desafio é conseguir escolher a qual cheiro as pessoas especiais nos vincularão. A tarefa é difícil, pois, na maioria das vezes, o fenômeno é instintivo e grande momentos ocorrem quando menos esperamos.
Contudo, ter um bom perfume reservado para as ocasiões especiais pode ser um aliado importante nesta manipulação inofensiva de lembranças e emoções de nossos amados entes.
Escolher o perfume certo também é uma missão complicada. O ideal é que não seja um perfume banal, disponível em qualquer esquina, porque este aroma não seria facilmente relacionado a uma pessoa específica, perfumes comuns não são marca de ninguém.
Por outro lado, não deve ser um cheiro exclusivo porque a memória olfativa que se pretende despertar não seria atingida em nossa ausência.
Portanto, o objetivo deve ser encontrar o meio termo: um perfume de acesso moderado. Para isso devemos escolher um perfume de marca bastante conhecida e conceituada, mas nunca o perfume mais vendido ou o mais barato da marca. A lojabit.com preparou uma seleção com alguns perfumes que reúnem estes atributos como sugestão para vocês:

FEMININOS:
LIGHT BLUE DOLCE & GABBANA: Família olfativa: floral frutal.
EUPHORIA CALVIN KLEIN: Família olfativa: oriental floral.
212 NYC CAROLINA HERRERA: Família olfativa: floral frutal.
CRYSTAL NOIR GIANNI VERSACE: Família olfativa: oriental floral.
ANGEL THIERRY MUGLER: Família olfativa: oriental especiarado.

MASCULINOS:
INVICTUS PACO RABANNE: Família olfativa: amadeirado aquático.
BLEU CHANEL: Família olfativa: amadeirado aromático.
POUR HOMME GIANNI VERSACE: Família olfativa: amadeirado aromático.
CH MEN PRIVÉ CAROLINA HERRERA: Família olfativa: oriental amadeirado
POLO BLACK RALPH LAUREN: Família olfativa: amadeirado aromático.

0 I like it
0 I don't like it

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *